A mundividência de Frei Luís de Granada: o programa da dignitas homini na Collectanea Moralis Philosophiae

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53943/ELCV.0224_140-158

Palavras-chave:

Frei Luís de Granada, Genus sententiarum, Collectanea moralis philosophiae, Metáfora

Resumo

O Renascimento europeu olhou para a História como um manancial consistente e transmissor de exempla, um repositório fidedigno e inconsútil no propósito da ars bene scribendi, da enkyklios paideia, e ao serviço dos studia humanitatis na promoção da dignitas homini. Os humanistas consagraram-se, laboriosamente, à empresa de compilar ditos e aforismos em obras enciclopédicas de carácter sentencioso, conciliando a História, a Retórica, a Literatura e a Pedagogia. Frei Luís de Granada vai alinhar-se e seguir todas estas tendências e desígnios, ciente da epístola senequiana (1.6,5) Longum iter est per praecepta, breue et efficax per exemplum. Uma das preocupações mais pungentes foi escrever não apenas para a comunidade eclesiástica, mas também para os que se iniciavam nos assuntos e problemáticas da fé. No presente trabalho iremos enumerar as principais características da tratadística e da oratória granadinas, reconhecer os seus propósitos e motivações, sem subestimar as relações e as influências que construiu ao longo da vida e que condicionaram a sua produção. Iremos identificar a produção enciclopédica do autor, analisando a quantidade, a qualidade e a projecção das suas obras, nomeadamente a da Collectanea moralis philosophiae, passando em revista algumas imagens, metáforas e símiles concatenados nos conceitos de philosophia, sapientia, libertas e felicitas

Referências

Augers, J. E. (1961). Les citations de Sé nèque dans les sermons de Louis de Grenade. Revue d’Ascéticique et de Mysticique. S.n.: 31-46;

Ávila, T. de (1959). Epistolario. La Editorial Catolicas. Madrid;

Barbadillo de la Fuente, M. T. (2000). Los símiles em Fray Luis de Granada. Em: F. Sevilla Arroyo e C. Alvar Ezquerra (coords). Actas del XIII Congreso de la Asociación Internacional de Hispanistas. Castalia. Madrid. Vol. 1. pp. 282-288;

Basset, B. (2014). L’apophtegme, polysémie d’un terme, polymorphisme d’un genre. Littératures Classiques, Usages et Enjeux de l’Apophtegme (XVI-XVIII Siè cles), 84: 5-19;

Blanco, J. J. A. (1993). La preocupació n lingüí stica en Fray Luis de Granada. Em: A. García del Moral e U. A. del Campo (orgs.). Fray Luis de Granada, su obra y su tiempo. Actas del Congreso internacional. Universidad de Granada. Granada. Vol. 1. pp. 147-158;

Bowen, B. (2004). Humor and humanism in Renaissance. Ashgate Variorum. London;

Buisson, F. (1968). Ré pertoire des ouvrages pé dagogiques du XVI siè cle. Nieuwkoop. Paris;

Campo, U. A. del (2003). Vida e obra de Fray Luí s de Granada. Editorial San Esteban. Salamanca;

Cave, T. (1997). Cornucopia: Figures de l’abondance au XVI siè cle. Macula. Paris;

Charbonnel, N. e Kleiber, G. (1999). La métaphore entre philosophie et rhé torique. Presses Universitaires de France. Paris;

Charbonnel, R. (1969). La pensée italienne au XVI sié cle et le courant libertin. Slatkine Reprints. Genève;

González Vázquez, J. (1996). Valoració n de la producción latina del renacimiento granadino. Em: J. González Vázquez, M. López Muñoz e J. J. Valverde Abril (coords.). Clasicismo y Humanismo en el Renacimiento granadino. Publicaciones de la Universidad de Granada. Granada. pp. 317-341;

Hornero, C. (1815). Elementos de Retó rica con exemplos latinos de Ciceró n y castelhanos de Fr. Luí s de Granada, para uso de las escuelas pías. S.n. Madrid;

Huerga, Á. (1950). Plinio en l’ascé tica de Fray Luís de Granada. Revista Helmantica. 1(14): 186-213;

Huerga, A. (1994). Historia de los alumbrados. Fundación Española. Madrid. Vol. 4;

Huerga, A. (1998). Fray Luis de Granada: Una vida al servicio de la Iglesia. B.A.C. Madrid;

Kempis, T. (1995). Imitación de Cristo (Trad. de F. L. de Granada). Edibesa. Madrid;

Kempshall, M. (2011). Rhetoric and the writing of History. Manchester University Press. Manchester;

Kristeller, P. O (1961). Renaissance thought — The Classic, Scholastic and Humanist strains. Harper Torchbooks; New York;

Kristeller, P. O. (1972). Renaissance concepts of man and other essays. Harper and Row. New York;

López-Muñoz, M. (1993). Fray Luis de Granada y los géneros retóricos. Em: J. M. Maestre Maestre e J. P. Barea (eds.). Humanismo y pervivencia del mundo clá sico. Diputación Provincial de Teruel/Instituto de Estudios Turolenses/Universidad de Cádiz. Cá diz. Vol. 2. pp. 591-600;

López-Muñoz (1997). Pervivencia de la Retó rica de Fray Luis de Granada. Em: Maestre Maestre, J. M., J. P. Barea e L. C. Brea (eds.). Humanismo y pervivencia del mundo clásico. Homenaje al profesor Luis Gil. Diputación Provincial de Teruel/Instituto de Estudios Turolenses/Universidad de Cádiz. Cádiz. Vol. 2(1). pp. 315-324;

López-Muñoz, M. (2010). Fray Luis de Granada. Los seis libros de la Retórica eclesiástica, o Método de predicar. Ed. bilingue e estudo preliminar. Instituto de Estudios Riojanos. Almería/Logroño;

Martins, A. I. (2013). La rencontre rhétorique de Cicéron et du dominicain Frei Luis de Granada dans l’oeuvre pé dagogique de Calixto Hornero. Comunicação apresentada na XIX Biennial Conference of International Society for the History of Rhetoric. Chicago;

Martins, A. I. (2014). The philological program of Erasmus and his Apophthegmata in the Collectanea moralis philosophiae of Fray Louis de Granada. Academic Journal Erasmus of Rotterdam Society Yearbook, 32(2): 108-133;

Martins, A. I. (2015). A seriedade do humor ao longo dos séculos: Retórica de um poder político ou de um contra poder?. Ágora — Estudos Clássicos em Debate, 17: 323-346;

Martins, A. I. (2016). Frei Luís de Granada: Um clássico renascentista com projecção na Modernidade — O seu contributo para o sentido universal do Humano. Em: N. de N. C. Soares e C. Teixeira (coords.). Legado clássico no Renascimento e a sua receção. Contributos para a renovação do espaço cultural europeu. Imprensa da Universidade de Coimbra. Coimbra. pp. 257-278;

Martins, A. (2020). Mankind’s public and private roles in Collectanea moralis philosophiae (1571). Em: F. Schaffenrath e M. T. Santamaría Hernández (eds). Acta Conventus Neo-Latini Albasitensis. Brill. Leiden/Boston. pp. 376-388;

Morier, H. (1961). Dictionnaire de poétique et de rhétorique. PUF. Paris;

Muñoz, L. (1639). Vida y virtudes del venerable varon el P.M. Fray Luis de Granda, de la Orden de Santo Domingo. Por Maria de Quiñones. Madrid;

Murphy, J. J. (1974). Rhetoric in the Middle Ages: A history of rhetorical theory from St. Augustine to the Renaissance. University of California Press. Berkeley;

Pereira, B. (2004). Entre Literatura e História: A «chria« na pedagogia retórica. Literatura e Histó ria, 2: 63-70;

Rhodes, E. (1992). El Libro de la oración como el «best seller» del Siglo de Oro. Em: A. Vilanova (coord.). Actas del X Congreso de la Asociación Internacional de Hispanistas. Promociones y Publicaciones Universitarias. Barcelona. Vol. 1. pp. 525-527;

Rico Seco, A. (1986). Fray Luis de Granada, maestro predilecto de Santa Teresa. Ciencia tomista, 113: 85-107;

Rodrigues, M. I. R. (1988). Fray Luí s de Granada y la literatura de espiritualidade en Portugal. FUE. Madrid;

Ruiz Fernández, J. (2015). La influencia de Fray Luis de Granada em Oliva Sabuco. Em: J. L. Mora García, M. C. Lara e O. Barroso Férnandez, E. Trapanese e X. Agenjo Bullón (eds.). Filosofia del Sur. Actas de las XI Jornadas Internacionales de Hispanismo Filosófico. Fundación Ignacio Larramendi. Granada. pp. 112-131;

Sevilla Fernández, J. e Barrios Casares, M. (2000). Metá fora y discurso filosó fico. Editorial Tecnos. Madrid;

Soares, N. N. C. (1992). Humanismo e Histó ria: Ars scribendi e o valor do paradigma. Separata de Máthesis, 1: 153-169;

Soares, N. N. C. (1993). A literatura de sentenças no Humanismo português: Res et verba. Separata Actas Humanismo Português na Época dos Descobrimentos. S.n.: 377-410;

Switzer, R. (1927). The Ciceronian style in Fray Luí s de Granada. Instituto de las Españas de los Estados Unidos. New York;

Tavares, G. (2015). Literatura para ver o lado escondido do humano [entrevista de A. M. Ribeiro]. Revista Ler, 140: 73-79;

Turrado, A. (1993). Ayer y hoy de Fray Luis de Granada. Em: A. García del Moral e U. A. del Campo (eds.). Fray Luis de Granada, su obra y su tiempo. Actas del Congreso Internacional. Universidad de Granada. Granada. Vol. 2. pp. 395-399;

Ward, J. (1977). Classical Rhetoric and the writing of History in Medieval and renaissance culture. Em: F. McGregor e N. Wright (eds.). European History and Its Historian. University Union Press. Adelaide. pp. 1-10;

Ward, J. (1978). The commentator’s Rhetoric: From Antiquity to the Renaissance — Glosses and commentaries on Cicero’s Rhetorica. Em: J. J. Murphy (ed.). Medieval eloquence. Studies in the theory and practice of Medieval Rhetoric. University of California Press. Berkeley; pp. 25-67;

Ward, J. (1983). Renaissance commentators on Ciceronian Rhetoric. Em: J. J. Murphy (ed.). Renaissance eloquence. Studies in the theory and practice o f Renaissance Rhetoric. University of California Press. Berkeley. pp. 126-173;

Webb, R. (2009). Ekphrasis, imagination and persuasion in ancient rhetorical theory and practice. Ashgate. London.

Downloads

Publicado

31-12-2024

Edição

Secção

Artigos Multitemáticos