Iconografias de violência e esperança: a Pietà na obra de Graça Morais

Autores

  • Joana Baião Instituto Politécnico de Bragança

DOI:

https://doi.org/10.53943/ELCV.0224_35-51

Palavras-chave:

Graça Morais, Pietà, Violência, Esperança

Resumo

Representação da Virgem Maria segurando ao colo o corpo martirizado de seu filho, Jesus Cristo, a Pietà é um motivo icónico da cultura cristã. Ao colocar no centro a representação da dor de uma mãe perante a exposição do seu filho à violência e à morte, esta iconografia popularizou-se para lá de um sentido religioso, sendo continuamente revisitada por artistas até aos nossos dias. Neste artigo é abordada a presença da Pietà na obra de Graça Morais em diferentes fases de produção, desde o início da década de 1980 até à atualidade. São elencadas as inúmeras formalizações que o tema assume na obra da pintora, associadas à referenciação de experiências individuais traumáticas e à manifestação das suas inquietações quotidianas face aos dramas e esperanças da condição humana num mundo marcado pela violência. 

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Publicado

31-12-2024