São Tomás de Aquino metido num "imbróglio": A demonstração da existência de Deus
DOI:
https://doi.org/10.53943/ELCV.0219_13Palavras-chave:
essência, existência, confusão, Deus absconditusResumo
Este artigo procura esclarecer a tese de S. Tomás de Aquino segundo a qual é possível provar que se pode demonstrar a existência de Deus. A partir das análises da Summa theologica I, q.2 e da Summa contra gentiles i (i-xv), procura-se entender o sentido e cabimento desta tese, as suas implicações e a sua pertinência filosófica e teológica. As análises de Tomás de Aquino vincam a importância da distinção entre um conhecimento a respeito da existência de Deus e um conhecimento a respeito da sua essência, acentuando em cada caso um conjunto de dificuldades e fatores de ignorância. Num contexto em que a noção de confusão desempenha um papel central, Tomás de Aquino procura mostrar a) que, por mais confuso que seja o conhecimento sobre Deus e por maior que seja a desproporção entre a perspetiva humana e a perspetiva divina, há uma notícia indelével de Deus, e b) que tal notícia está simultaneamente associada à incapacidade de conhecer a essência de Deus e à capacidade de demonstrar a sua existência por meio de certos efeitos e vestígios de Deus. De tudo isto resulta a peculiar demonstração da existência de um Deus absconditus. É precisamente a descoberta deste Deus que se manifesta e ao mesmo tempo se esconde que permite documentar a possibilidade de demonstrar que Deus existe e que constitui a base sobre a qual assenta toda e qualquer demonstração da existência de Deus.
Referências
Aquino, T. (1846). Summa contra gentiles... Typographia virgiliana. Nápoles
Aquino, T. (1880). Summa Theologica. (12.ª ed.). Bloud & Barral. Paris. T. I
Elders, L. J. (1990). The Philosophical Theology of St. Thomas Aquinas. Brill. Leiden et al
Gilson, E. (1997). Le thomisme. Introduction à la philosophie de saint Thomas d’Aquin. (6.ª ed.). Vrin. Paris
Jay, E. G. (1948). The Existence of God: A Commentary on St. Thomas Aquinas’s Five Ways of Demonstrating the Existence of God. Society for Promoting Christian Knowledge. London
Kerr, G. (2015). Aquinas’s Way to God: The Proof in De Ente et Essentia. Oxford University. Oxford
Martin, C. (1997). Thomas Aquinas: God and Explanations. Edinburgh University Press. Edinburgh
Maurer, A. (1990). Being and Knowing: Studies in Thomas Aquinas and Later Medieval Philosophers. Pontifical Institute of Mediaeval Studies. Ontario, Canada
Moreau, J. (1976). De la connaissance selon S. Thomas d’Aquin. Beauchesne. Paris
van Steenberghen, F. (1980). Le problème de l’existence de Dieu dans les écrits de S. Thomas d’Aquin. Editions de l’Institut supérieur de philosophie. Louvain-la-Neuve
Wendlinder, A. (2014). Speaking of God in Thomas Aquinas and Meister Eckhart: Beyond analogy. Routledge. London/New York
Wippel, J. F. (2000). The metaphysical thought of Thomas Aquinas: From finite being to uncreated being. Catholic University of America Press. Washington, D.C.
Wippel, J. F. (2011). Metaphysical themes in Thomas Aquinas II. The Catholic University of America Press. Washington, D.C.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2019 Samuel José Oliveira
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista.