O selvagem africano, o falso mouro e o exótico gentio: Imagens dos orientais n’«Os lusíadas» e no presente
DOI:
https://doi.org/10.53943/ELCV.0122_119-143Palavras-chave:
Os lusíadas, Orientalismo e reorientalismo, pós-colonialismo, representaçãoResumo
Tomando como pano de fundo as celebrações dos 450 anos da publicação d’OsLusíadas de Luís Vaz de Camões e os vários discursos que se originaram nos media em torno das mesmas celebrações, o presente artigo visa analisar o contributo da obra para a formação e desenvolvimento do discurso orientalista em Portugal. É feito um levantamento dos termos utilizados para referir o povo de África, do Médio Oriente e da Índia ao longo da obra, comparando-os depois com representações em media modernos relativamente aos mesmos povos. Conclui-se que, apesar da distância temporal, essas mesmas representações apresentam maior continuidade e semelhanças do que rutura e diferenças. Na secção final, procura-se reavaliar as diferentes memórias sobre Camões e a sua obra, a história de Portugal e dos povos da África e da Ásia no mundo contemporâneo.
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